Blog

Applique Tips #5 – Tipos de capas e a importância de cada uma delas no seu treinamento e-Learning + bônus!

Projetos de design carregam elementos de comunicação e direcionamento da sua audiência. E em um projeto de treinamento e-Learning não poderia ser diferente.

As capas são utilizadas para indicar a quem assiste ao curso que está mudando de seção de conteúdo. Elas servem para comunicar e sinalizar, e não devem conter conteúdo educacional.

Veja os diferentes tipos de capas que podemos encontrar em um treinamento e-Learning:

Tipo #1 – Capa Geral

A capa Geral é a primeira tela do seu curso e nela deve conter o nome do treinamento e subtítulo. Evite textos longos e deixe descrições mais detalhadas para as telas de Introdução e Objetivos.

Lembre-se: uma capa é a porta de entrada do seu conteúdo, portanto use e abuse da sua criatividade e das dicas anteriores sobre uso de imagenstexturas e vídeos como fundo de tela.

O primeiro exemplo abaixo tem apenas o nome do curso e a criatividade no design. Foge da monotonia de tela padrão ao dar um ar mais despojado. Porém, na segunda imagem temos uma capa que contém muito conteúdo, deixando o aluno confuso, sem saber o que deve ser visto primeiro.

Veja como fica a animação de entrada do primeiro exemplo. Ótima opção para deixar suas capas ainda mais dinâmicas!

Tipo #2 – Capa Módulo

Existem várias formas de dividir um curso, e de como nomear essas divisões. No Applique, padronizamos a primeira divisão macro de conteúdo e chamamos de Módulo.

Por serem divisões macro dentro de um conteúdo, as capas Módulo devem ter menos impacto que as capas Gerais (e logo, menos hierarquia). Elas ainda devem deixar muito claro a divisão de seção, e deve ter como informação:

  • o nome do módulo;
  • numeração, se houver;
  • (opcional), listagem das divisões internas do módulo;
  • (opcional), tempo de dedicação de estudo deste módulo.

No exemplo abaixo, utilizamos triângulos como âncora para os textos e um vídeo como fundo de tela. Veja:

Tipo #3 – Capa Tópico

Quando o conteúdo é extenso, fazemos a divisão dele em seções menores. E no Applique chamamos essas divisões de Tópicos.

A capa Tópico deve ter bem menos impacto que a capa Módulo (e também, menos hierarquia). Uma boa dica é fazer ela parecer uma versão simplificada da capa Módulo, para manter a identidade visual do curso. Deve ter como informação:

  • o nome do tópico;
  • numeração do tópico, se houver;
  • (opcional) indicação de quantos tópicos faltam para finalizar o módulo.

Nos exemplos abaixo, havia quatro tópicos em cada módulo, e foram utilizadas caixinhas para fazer essa indicação. A primeira e a segunda estão com a cor mais realçada, indicando o tópico atual, e as outras estão mais apagadas, indicando que não foram visualizadas ainda.

Tipo #4 – Capa de Atividade

Seguindo a premissa que uma capa sinaliza para a audiência que algo novo está por vir, a capa de Atividade tem como objetivo indicar para o aluno que, a partir de agora, ele deve mudar a postura dele e o modelo mental de consumidor de conteúdo para resolvedor de problemas.

Na capa Atividade, as seguintes informações devem estar presentes:

  • um breve texto, explicando como funciona a atividade;
  • a nota de corte caso as questões sejam avaliativas.

Tipo #5 – Capa de Conclusão

A capa de Conclusão indica para o aluno que ele está finalizando um módulo, (seção macro de conteúdo).

Ela deve conter um breve resumo, e pode ter links que levam para os assuntos abordados no curso, materiais complementares ou até mesmo um agradecimento.

Tipo #6 – Capa Fim de Curso

A capa Fim de Curso funciona como uma contracapa, não deve conter texto longos.

Parabenize o aluno por finalizar o treinamento (reforço positivo) e indique quais são os próximos passos (voltar para a plataforma, fechar o curso, executar um exercício no fórum, etc).

Conclusão

Sempre tenha em mente que as capas dos seus cursos devem sinalizar e direcionar o aluno. O foco da sua audiência deve ser sempre em aprender e não em entender onde está no curso.

E, agora que você conheceu os diferentes tipos de capas e viu como você pode utilizar cada uma, separei algumas máscaras que te ajudarão a fazer capas mais atrativas.

É só clicar nas imagens abaixo para fazer download, aproveite!

Espero que tenha gostado e até a próxima!

Crie seu plano de curso e-Learning | Kit Exclusivo

Monte passo a passo seu projeto EaD com os mesmos documentos que utilizamos para nossos clientes!

Acesse gratuitamente

Cursos gratuitos
para você!

temos uma página exclusiva com cursos EaD feitos pelos nossos especialistas para você se aprofundar em produção de conteúdo e-Learning. Acesse, e matricule-se gratuitamente!

Acessar cursos

Fale com
um consultor.

Nosso time de especialistas está aqui a sua disposição. Fale com um de nossos consultores para que possamos esclarecer dúvidas e identificar o melhor plano para o seu cenário.

Entre em contato