Blog

Applique Tips #3 – Enriqueça suas telas de conteúdo e-Learning com imagens de fundo

Uma forma de deixar suas telas de treinamento EaD mais interessantes é compor o conteúdo com uma imagem de fundo da tela.

Neste post, vamos te apresentar como tirar proveito desta técnica!

Dica #1 – Contraste entre imagem e texto

Assim como o uso de texturas no fundo da sua tela, utilizar imagens de fundo é uma alternativa muito poderosa para enriquecer seu material e deixar o curso mais dinâmico. O primeiro cuidado é com a legibilidade e poluição da tela. Busque colocar textos e ícones em pontos mais sóbrios da imagem, ou seja, sem muita informação visual.

Veja abaixo dois exemplos: no primeiro, os textos e os ícones estão sobre a parte mais escura da imagem, aumentando bastante o contraste entre o conteúdo e o fundo. Já na segunda, existe muito conflito entre imagem e texto.

Então como inserir as imagens corretas, para que a tela além de interessante, esteja com o conteúdo legível?

O primeiro passo é escolher imagens que já sejam bastantes claras para utilizar com textos em cores escuras, ou imagens escuras de forma a não atrapalhar a legibilidade do texto, se escrito em cores claras. Veja os exemplos:

Dica #2 – Utilize imagens com espaços neutros

Faça uso de imagens com espaços neutros que possibilitem um bom nível de legibilidade e de contraste entre o fundo escolhido e o texto.

Para facilitar sua escolha, utilize imagens que não tenham muitos detalhes ou cores muito vibrantes.

 

Dica #3 – Filtro sobre imagem de fundo

Caso a imagem escolhida atenda aos requisitos apontados, mas ainda não seja o suficiente para que o texto tenha destaque na tela, ou ainda, você opte por usar uma imagem com muitos detalhes, podemos aplicar um filtro sobre esta.

Para isso, no Applique, você deve colocar um recurso Forma por cima de toda a imagem e definir sua cor em preto ou branco (cor oposta ao seu texto).

Depois, basta modificar a opacidade da forma até obter o melhor resultado em termos de contraste. O uso da opacidade é bastante relativo. Em imagens muito coloridas ou detalhadas utiliza-se um filtro com opacidades mais baixa, como por exemplo 20%, enquanto em imagens mais uniformes e neutras o filtro pode possuir opacidade alta, cerca de 90%.

Para definir essas porcentagens, leia seu texto e caso sinta algum desconforto diminua a opacidade para melhorar o contraste entre texto e fundo. Brinque e teste até que esteja satisfeito com o resultado.

Veja no exemplo o uso da forma para aumentar o contraste entre fundo e texto, melhorando assim a legibilidade.

Lembre-se! Sempre que usar essa técnica, leia o seu texto e avalie se a leitura está difícil ou não. Apesar da técnica ser boa para enriquecer o visual do seu curso, ela só é eficaz quando há pouco texto em tela, pois do contrário a tela pode ficar pesada e cansativa.

Para mais exemplos, acesse este curso de como construir roteiros para e-Learning. Lá, você vai ver que utilizamos bastante essa técnica! E ainda é possível colocar vídeos como fundo de tela, deixando seu conteúdo ainda mais interessante.

Aproveite a dica e bons resultados. Até a próxima!

Guia prático do conteudista corporativo | Curso Básico

Aprenda como aperfeiçoar suas técnicas de conteudista

Matricule-se gratuitamente

Cursos gratuitos
para você!

temos uma página exclusiva com cursos EaD feitos pelos nossos especialistas para você se aprofundar em produção de conteúdo e-Learning. Acesse, e matricule-se gratuitamente!

Acessar cursos

Fale com
um consultor.

Nosso time de especialistas está aqui a sua disposição. Fale com um de nossos consultores para que possamos esclarecer dúvidas e identificar o melhor plano para o seu cenário.

Entre em contato