Blog

Applique Tips #4 – Seu treinamento EaD mais dinâmico com 6 dicas para utilizar vídeos como background!

Nas dicas anteriores você viu como enriquecer seus cursos com texturas e imagens de fundo(caso não tenha visto clique nos links) e mesmo que esses dois itens tenham um grande impacto no visual do seu treinamento EaD, nenhum deles se compara a um vídeo.

Imagens em movimento caíram no gosto popular à muito tempo e costumam ser bem aceitas pelo público. Se forem bem utilizadas podemos tirar proveito dessa preferência para deixar as telas dos cursos mais bonitas, leves e divertidas.

Por isso aproveite os milhares de vídeos do banco do Applique e dê um upgrade no seu treinamento EaD seguindo as dicas abaixo.

Dica #1 – Vídeos sem áudio

Quando utilizado como background, opte por vídeos sem áudio. O aluno precisa se concentrar no conteúdo acima do vídeo e o som pode atrapalhar sua leitura.

Dica #2 – Duração dos vídeos

Não use vídeos muito curtos como em GIFS e nem demasiadamente longos para não causar um desgaste visual. O ideal é que o vídeo tenha em torno de 20 segundos e fique em loop (auto repetição) para que o aluno possa revê-lo.

Para conseguir este resultado no Applique, ative no recurso de vídeo as opções Auto Reprodução e Vídeo em Loop.

Dica #3 – Desabilite o controle do vídeo

Em vídeos utilizados como background não deixe a interface do vídeo visível. A interface do vídeo é a barra onde aparecem os botões de play/pause e controle de volume e progresso. Como o vídeo está sendo utilizado apenas como um plano de fundo, o aluno não precisará controlar o seu progresso, fazer pausas ou ajustar o áudio. A interface será apenas uma informação extra e desnecessária na tela. Deixe-a visível apenas em vídeos de conteúdo.

No Applique, para desabilitar a interface de controle de vídeo, desabilite a função Mostrar Interface.

Dica #4 – Opte por vídeos com menos movimento

Dê preferência para vídeos com pouco movimento para não causar uma sobrecarga visual. Quanto mais movimento na tela, mais difícil será manter a concentração no conteúdo.

Dica #5 – Filtros para não prejudicar a leitura

Use retângulos com transparência – como as Formas do Applique, para corrigir o contraste entre texto e fundo caso a leitura esteja prejudicada.

Você pode utilizar um retângulo branco para clarear, preto para escurecer, ou ainda usar retângulo coloridos para simular filtros e dar efeitos diferentes.

Dica #6 – Vídeos e imagens estáticas

Combine vídeos com imagens estáticas. Esse efeito fica muito bonito e leve. Para aplicá-lo você terá que inserir uma imagem com fundo transparente por cima do vídeo. Se desejar você também poderá utilizar ícones no lugar da imagem para compor esse tipo de tela.

Mesmo com todas as vantagens dos vídeos, não exagere no uso. Um pouco de movimento é divertido e benéfico, movimento demais estressa e se torna cansativo.

Dê preferência para usar vídeos em capas, quebras de seções ou telas com pouco conteúdo. Além disso, vídeos são pesados e quando utilizados em excesso podendo diminuir a performance de seu treinamento EaD.

Até a próxima!

Como criar roteiros para EaD | Curso Básico

Aprenda a criar roteiros para treinamentos a distância usando este método detalhado

Matricule-se agora

Cursos gratuitos
para você!

temos uma página exclusiva com cursos EaD feitos pelos nossos especialistas para você se aprofundar em produção de conteúdo e-Learning. Acesse, e matricule-se gratuitamente!

Acessar cursos

Fale com
um consultor.

Nosso time de especialistas está aqui a sua disposição. Fale com um de nossos consultores para que possamos esclarecer dúvidas e identificar o melhor plano para o seu cenário.

Entre em contato