Blog

Conteúdo bruto para treinamentos online: como produzir o seu

Você, que é da área de RH ou trabalha no setor de treinamento e desenvolvimento de uma empresa, provavelmente já recebeu a demanda para produzir algum tipo de conteúdo para treinamento, certo?

E você sabe quais etapas são necessárias para produzir um conteúdo? Sabe as diferenças entre conteúdo bruto e roteiro? Ou quais informações são mais importantes no treinamento?

Hoje vim te trazer um guia, para você ter sempre em mãos, principalmente na hora de produzir os conteúdos para seus treinamentos corporativos. Vamos lá?

Quero produzir. Por onde eu começo?

Primeiro, é importante falarmos sobre as etapas para produzir seu treinamento. Na etapa de produção, que é o momento onde você vai literalmente produzir seus conteúdos, você deve se atentar a alguns pontos:

  • Planejamento: onde são definidos quais são os objetivos do treinamento, o público-alvo e os tópicos a serem abordados;
  • Conteúdo bruto: onde você deve apresentar todas as informações necessárias para criar o treinamento, ou seja, o que vai ser estudado pelos alunos/colaboradores. Não se preocupe com linguagem ou formato, isso vai ser refinado depois, quando você for criar o roteiro;
  • Roteirização: onde o conteúdo bruto vai ser lapidado e adaptado para o público-alvo;
  • Aplicação em mídia: onde designers e programadores (ou você através de uma ferramenta de autoria) vai aplicar o roteiro na mídia.

Com esses pontos definidos e produzidos, você tem o seu conteúdo pronto para ser aplicado. Lembrando que aqui estamos falando de produção, para chegar até aqui não esqueça que você precisa de um planejamento mais amplo do seu treinamento.  

Agora que você sabe os passos para produzir seu conteúdo, veja no tópico a seguir as diferenças entre conteúdo bruto e roteiro para não errar na hora de colocar a mão na massa.

Conteúdo Bruto X Roteiro

É muito comum confundir os termos, afinal são muitas informações para analisar e aplicar quando você está lidando com treinamento. Mas não se preocupe, abaixo explicamos as diferenças para você entender melhor a aplicação desses dois conteúdos que são bem importantes na construção do seu treinamento.

O conteúdo bruto pode ser um documento em word, ppt, pdf e até vídeo. São todas as informações que você vai reunir sobre o assunto do treinamento. Aqui a linguagem pode ser bem técnica e detalhada. Esse conteúdo vai ser seu guia para você (ou um roteirista) construir o roteiro que depois será aplicado na mídia, conforme os pontos detalhados no tópico anterior.

O roteiro será o documento que servirá de guia para a produção do curso em si. Nele deve constar todos os textos, já contextualizados para o público-alvo e com a indicação dos recursos interativos que serão utilizados no treinamento.  

Para visualizar melhor as diferenças e entender como construir esses conteúdos, consulte o Guia do Conteudista Corporativo, é um conteúdo gratuito, criado pelos especialistas  da Mobiliza para ajudar você a produzir seus treinamentos. Clique no botão abaixo para conhecer o conteúdo e começar a aplicar no seu dia a dia.

Guia Prático do Conteudista Corporativo

Saiba como construir o conteúdo original, que servirá de base para a elaboração do roteiro para o treinamento online.

Acessar conteúdo gratuito

Cursos gratuitos
para você!

temos uma página exclusiva com cursos EaD feitos pelos nossos especialistas para você se aprofundar em produção de conteúdo e-Learning. Acesse, e matricule-se gratuitamente!

Acessar cursos

Fale com
um consultor.

Nosso time de especialistas está aqui a sua disposição. Fale com um de nossos consultores para que possamos esclarecer dúvidas e identificar o melhor plano para o seu cenário.

Entre em contato