Blog

Applique Tips #6 – Como e por que utilizar imagens decorativas no seu treinamento e-Learning

Muitas vezes produzimos telas em que o conteúdo é puramente textual, não possuindo imagens fotográficas, gráficos ou tabelas que exemplifiquem ou que pelo menos ilustre o que está sendo tratado no treinamento e-Learning.

Entretanto, o uso de imagens enriquece o conteúdo e deixa o curso mais agradável visualmente. Neste post vou lhe ensinar como usar e escolher uma imagem decorativa, que não esteja ligada diretamente ao conteúdo ou previamente selecionada.

Veja a seguir 6 dicas de como utilizar imagens decorativas para apoiar seu conteúdo.

Dica 1 – O que fazer quando o conteúdo da tela é puramente textual?

Em casos onde possuímos apenas texto para montar uma tela, esta acaba ficando cansativa e pouco interessante, fazendo com que o aluno se desinteresse pelo conteúdo que está aprendendo. Em casos como este, acrescentar uma imagem decorativa é uma ótima alternativa.

Dica 2 – Que tipo de imagem devo escolher?

Como escolher uma imagem quando o conteúdo não possui uma ilustração própria para exemplificar o que está sendo explicado?

Escolha uma imagem que apenas sirva de apoio visual, que não represente exatamente o conteúdo e sim o conceito ou contexto que está sendo abordado. Em outras palavras, escolha uma imagem mais ampla e genérica. Pessoas sorrindo, conversando, utilizando o computador, são algumas alternativas.

Leia seu conteúdo e tente imaginar o que alguém estaria fazendo ou um ambiente que possa exemplificar o que está sendo explicado de forma não explícita.

Se você não possui imagens a sua disposição você pode escolher no banco de imagens dentro do próprio Applique, são mais de 900 mil imagens gratuitas.

Dica 3 – Como melhor organizar os espaços?

Após escolher a imagem a ser utilizada, monte sua tela ocupando cerca de 60% com textos e imagens. Apesar da imagem ajudar a deixar sua composição mais leve, se a tela estiver muito carregada de informação, poderá acarretar em uma sobrecarga cognitiva. Ou seja, vai exigir mais do aluno e podendo fazer com que este se desinteresse pelo conteúdo a ser aprendido.

É necessário que além do texto e da imagem, a tela possua áreas vazias, que direcionarão a leitura do aluno ao texto, fazendo com que a imagem seja apenas um apoio. Cumprindo, assim, o objetivo de engajar o leitor e garantir uma pausa necessária para que ele possa absorver o conteúdo que acabou de ler.

Dica 4 – De que forma posiciono a imagem?

Dependendo da imagem escolhida e seu formato, posicione a imagem na tela de forma a otimizar o espaço.

Se a imagem for mais horizontal posicione acima ou abaixo do texto, da mesma forma que se a imagem for mais vertical ou quadrada, posicione em uma das laterais. Veja os exemplos a seguir:

Dica 5 – Como otimizar a transição entre imagem e texto?

A imagem não precisa ter um recorte reto ela pode ter a borda mais próxima do texto suavizada. Essa é uma técnica que utilizamos muito aqui na Mobiliza.

Neste caso colocamos uma imagem com um esfumaçado sobre a imagem escolhida de apoio ao conteúdo, criando esse efeito de transição entre o texto e a imagem. Servindo como uma máscara para a imagem.

Essa transição pode ser feita, também, por uma textura ou grafismo. Esse uso acaba sendo mais decorativo, enriquecendo ainda mais o visual do seu curso. Veja mais sobre esta dica no artigo sobre a utilização de texturas.

Dica 6 – Posso utilizar mais de uma uma imagem?

Não se limite a utilizar apenas uma imagem por tela. Se o conteúdo oferecer assunto para mais de uma imagem, aproveite a oportunidade! Veja o exemplo abaixo.

Neste caso, é importante se atentar para que a tela fique organizada e não confunda o aluno sobre o que é mais importante. Para isso:

  • Coloque as imagem do mesmo tamanho;
  • Coloque as imagens em uma largura menor do que a do conteúdo textual.

Seguindo essas dicas, você respeita a hierarquia de conteúdo.

Lembre-se:

Cada tela do seu curso não deve ser planejada de forma isolada. O curso deve manter uma unidade visual, pois dá coerência e cria conexão entre uma tela e outra do conteúdo.

Por isso, procure repetir ao longo do treinamento e-Learning os tratamentos escolhidos para o uso de imagens, assim como repetir estilo de título e cores.

Nos links a seguir você pode baixar máscaras para criar esses efeitos de transição entre as imagens e os textos. Essas são as máscaras mais utilizadas aqui na Mobiliza, aproveite!

Bom trabalho e até a próxima!

Como criar seu Plano de Curso e-Learning | Kit Básico

Monte passo a passo seu projeto de ensino a distância com os mesmos documentos que utilizamos.

Acesse agora

Cursos gratuitos
para você!

temos uma página exclusiva com cursos EaD feitos pelos nossos especialistas para você se aprofundar em produção de conteúdo e-Learning. Acesse, e matricule-se gratuitamente!

Acessar cursos

Fale com
um consultor.

Nosso time de especialistas está aqui a sua disposição. Fale com um de nossos consultores para que possamos esclarecer dúvidas e identificar o melhor plano para o seu cenário.

Entre em contato