Blog

Tudo que você precisa saber sobre Sala de Aula Invertida ou Flipped Classroom

O conceito de sala de aula invertida traz como novidade para o ambiente da educação a distância, a inversão do modelo de ensino. A ideia é proporcionar ao colaborador os conteúdos de maneira oposta à tradicional.

No decorrer do artigo você verá que esta liberação de conteúdos é para um processo de absorção da disciplina, por meio de material disponibilizado online em uma plataforma EaD, para a partir dali buscar então o auxílio de um profissional com domínio do assunto.

Tal processo é uma maneira de aproximar o conhecimento, colocar o colaborador como protagonista do processo de educação e promover uma aprendizagem cada vez mais ativa e colaborativa, o que facilita também a tarefa do tutor online.

Afinal, o que é sala de aula invertida?

A sala de aula invertida busca ampliar a retenção do conhecimento por meio da sua plataforma de distribuição. A ideia principal é tornar o colaborador, protagonista do curso. Utilizando esta metodologia de inversão conseguimos explorar diversas tecnologias para agregar ao ensino do colaborador.

Através da andragogia aplicada no conceito de sala de aula invertida, o papel do professor passa a ser o de um tutor, que encaminha o conhecimento ao invés de unicamente expor o conteúdo. A ideia é trazer aulas menos expositivas e promover mais o engajamento, diferente do tradicional modelo do aluno passivo diante do professor.

Nos Estados Unidos, um levantamento realizado pela Pearson Education em 2013, chegou ao entendimento de como realizar a estruturação da aprendizagem invertida nas propostas de educação a distância. Veja como é o ciclo da aprendizagem invertida utilizada trabalhado nas Faculdades INTA:

Fonte imagem: Ciclo da aprendizagem invertida nas Faculdades INTA (Reprodução)

 

Com base nesse formato, a seguir mostro um exemplo de modelo de sala de aula invertida para empresas, e seus respectivos objetos de aprendizagem:

Além de transformar a estrutura educacional, a sala de aula invertida ainda permite a utilização de recursos mais variados, antes não disponíveis na sala de aula tradicional. Alguns exemplos que podemos ver no exemplo citado acima são a utilização de e-books, vídeo aulas, apresentação de slides, games, e pesquisa livre na internet. Algumas possibilidades para quem busca o conhecimento através do ambiente virtual, auxiliando na dinâmica e na inovação do processo de aprendizagem.

3 principais benefícios da sala de aula invertida

Hoje, analisando todo o conceito da sala de aula invertida, identificamos 3 grandes benefícios. Estes, são os principais que vêm sendo analisados pelos especialistas que aplicam a metodologia:

1 – Alunos mais engajados:

A maior dificuldade de qualquer método de aprendizagem é manter seu público focado e interessado. Na sala de aula invertida, você tem diversas opções para contribuir com o aprendizado do seu colaborador. Aproveite tecnologia para distribuir conteúdos, promover atividades práticas e discussões, para desta forma garantir o interesse e a retenção de aprendizado do seu aluno.

Lembre-se que é imprescindível a compreensão do seu público-alvo em qualquer ação de treinamento, seja ela online ou presencial, para definir qual caminho seguir.

2 – Qualificação individual dos colaboradores:

Como o modelo da sala de aula invertida oferece uma atenção mais personalizada, já que não é um professor ditando o ritmo, mas sim o aluno, fica mais fácil e rápido corrigir e qualificar melhor individualmente cada colaborador.

Por exemplo, com a tecnologia das plataformas de distribuição, é possível gerar trilhas de aprendizagem e ter sempre em mãos relatórios identificando os pontos de melhoria nos conteúdos e no comportamento do aluno, dando a possibilidade de desenvolver microlearning para reforçar assuntos.

3 – Aprendizagem no seu ritmo:

Todos nós sabemos a melhor forma que aprendemos, certo? Estamos acostumados com o modelo tradicional de ensino em que você precisa registrar mentalmente tudo o que se está recebendo de informação sem ter a oportunidade de rever o conteúdo passado pelo tutor. O aluno é o protagonista, o aluno dita o ritmo e define qual hora, e onde é melhor para ele se dedicar.

Conclusão

O conceito de sala de aula invertida vem para mudar nossa forma de aprender e ensinar. O futuro do ensino acadêmico e corporativo estará sempre direcionado para este tipo de conceito metodológico, buscando uma maior retenção de conhecimento, qualificação dos seus colaboradores e engajamento. Tornando seus colaboradores protagonistas na aprendizagem deles..

No artigo de hoje, vimos o que realmente é a sala invertida tanto falado ultimamente e os 3 principais benefícios dela.

Você já trabalha ou pretende trabalhar com sala invertida na sua empresa? Conta nos comentários!

Como escolher o formato de curso de acordo com o conteúdo | Palestra

Saiba quando definir se seu conteúdo está de acordo com um formato Gamification ou Storytelling, por exemplo. E ainda veja como identificar o formato que melhor se enquadra à estratégia do treinamento que você vai desenvolver na sua empresa.

Assistir palestra

Cursos gratuitos
para você!

temos uma página exclusiva com cursos EaD feitos pelos nossos especialistas para você se aprofundar em produção de conteúdo e-Learning. Acesse, e matricule-se gratuitamente!

Acessar cursos

Fale com
um consultor.

Nosso time de especialistas está aqui a sua disposição. Fale com um de nossos consultores para que possamos esclarecer dúvidas e identificar o melhor plano para o seu cenário.

Entre em contato