Blog

Applique Tips #9 – Dicas para utilizar e/ou ilustrar ícones no seu treinamento EaD

Você deve estar se perguntando: o que é um ícone e por que devo usá-lo no meu treinamento EaD, certo? O ícone é um signo visual, um símbolo que devido a sua semelhança, representa algo, um objeto, uma ação. O ícone nos comunica de forma rápida o que significa, uma breve introdução visual sobre o conteúdo que ele está representando, além de ter uma função ilustrativa e decorativa. Essa função do ícone tem muito a agregar nos seus treinamentos e por isso a usamos tanto aqui na Mobiliza.

Mas como utilizar esse elemento? A seguir daremos algumas dicas de como escolher, utilizar e aplicar os ícones no seu curso.

Dica #1 – Quando utilizar?

Existem várias possibilidades de aplicação de ícones nos cursos ou treinamentos, mas para isso o seu conteúdo deve possibilitar o uso. Os ícones no Applique podem ser utilizados para:

  • Enfatizar os itens de uma lista
  • Ilustrar frases curtas e objetivas
  • Associar a botões em casos onde o conteúdo é maior a ponto de não caber todo em uma tela.

Veja nos exemplos abaixo as aplicações citadas e identifique as partes do seu conteúdo que possibilite o uso de ícones.

Dica #2 – Como escolher um ícone?

Para saber que ícone escolher, leia o conteúdo em que você vai utilizá-los, pois assim como outros recursos ele deve estar associado ao conteúdo da tela. Escolha um ícone coerente, que represente o conteúdo.

Muitas vezes a ligação entre ícone e conteúdo não são diretos e você precisa procurar o ícone com outro termo. Ou seja, se o conteúdo é sobre saúde bucal, procure um ícone de escovar os dentes. Se o conteúdo for sobre cadastro de clientes, procure um ícone de prancheta. Veja a seguir como relacionamos o ícone e o conteúdo:

Dica #3 – Onde encontrar ícones para utilizar?

Existem alguns sites gratuitos para fazer download de ícones, onde você só precisa atribuir os créditos ao autor para utilizá-los. Aqui na Mobiliza utilizamos muito o Flaticon já que ele possui uma grande variedade de ícones em diversos estilos, além de ser fácil de usar e possibilitar o download em diferentes formatos e cores.

Também recomendamos o uso do Icons8, essa ferramenta possibilita fazer uma composição com mais de um ícone na mesma imagem além de poder escolher um fundo para eles.

Dica #4 – Tamanho do ícone

O tamanho da imagem que você irá inserir no curso irá garantir a qualidade visual do ícone. Se você escolher ícones muito pequenos, quando aumentá-los no Applique eles perderão a qualidade, como no exemplo abaixo:

Quando falamos de tamanho da imagem estamos nos referindo ao tamanho do arquivo, se você não sabe que tamanho irá utilizar a imagem, faça download das imagens no tamanho de 512 px. Assim se precisar diminuir não perderá qualidade.

Dica #5 – Utilize o mesmo estilo de ícone

É importante manter uma unidade entre os ícones utilizados, e o uso de diferentes estilos pode resultar em uma tela poluída e desorganizada. Para manter uma coerência, selecione ícones com o mesmo estilo visual, tamanho e uso de cor.

O que fazemos com frequência em nossos cursos aqui na Mobiliza é seguir um critério, como por exemplo o uso de fundo e/ou de sombra dentro do ícone.

Veja a seguir alguns exemplos:

  • Ícones utilizando mais de uma cor, sem volume e com fundo colorido;
  • Ícones brancos com sombra e em fundos coloridos;
  • Ícones em cores variadas sem sombra e sem fundo.

Por hoje é isto!

Siga as dicas e crie telas para seus treinamentos e-Learning utilizando ícones. Se ainda assim tiver alguma dúvida de como fazê-lo, entre em contato comigo pelos comentários, ficarei feliz em ajudá-lo(a).

Espero que tenha gostado, aproveite!

Métricas e metas de treinamento | Curso Básico

Um guia para mensurar os resultados com treinamentos EaDs

Matricule-se gratuitamente

Cursos gratuitos
para você!

temos uma página exclusiva com cursos EaD feitos pelos nossos especialistas para você se aprofundar em produção de conteúdo e-Learning. Acesse, e matricule-se gratuitamente!

Acessar cursos

Fale com
um consultor.

Nosso time de especialistas está aqui a sua disposição. Fale com um de nossos consultores para que possamos esclarecer dúvidas e identificar o melhor plano para o seu cenário.

Entre em contato